segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Versões - LXII

Voltamos à (boa) synth-pop de Princess Chelsea, com mais um single do álbum de versões, "Aftertouch". Desta vez é a faixa que dá nome ao álbum, um original de Disasteradio, projecto do neozelandês Luke Rowell.

O vídeo-karaoke é de Simon Ward e do próprio Luke Rowell. É tudo malta da mesma terra, têm de se divertir de alguma maneira, certo?

Álbum de família.

Regina Spektor em modo confessional e nostálgico no seu novo single, "Bleeding Heart", a faixa que abre "Remember Us To Life", o último disco da artista. O vídeo é de Jack Dishel.




Como andamos a recuperar o tempo perdido, aqui fica o single que precedeu "Bleeding Heart". Chama-se "The Trapper and the Furrier". O vídeo também é da autoria de Jack Dishel.

One moment in time.

O álbum chama-se "Hungry Ghosts", mas até se podia chamar "A passarinha da minha tia parece o túnel do Marão" que não é por aí que a malta se interessa pelos OK Go. O que nós queremos mesmo são os vídeos e aqui vai um daqueles! Chama-se "The One Moment" e é a loucura habitual. Na realização esteve Damian Kulash.

Ora vejam.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

O primeiro dos últimos.

Depois dos The Flaming Lips, trazer novidades dos Grandaddy é pura nostalgia redentora. Voltamos às memórias de finais do século XX, princípio do XXI, voltamos a recordar a vitalidade de álbuns como "The Soft Bulletin" (The Flaming Lips) e "The Sophtware Slump" (Grandaddy), voltamos ao fascínio do rock estranho que era produzido por Dave Fridmann.

Depois de uma década de ausência, Jason Lytle reúne os seus Grandaddy e preparam-se para editar "Last Place", o novo álbum de originais. 3 de março é a data de lançamento.

Para entusiasmar os fãs, já temos o primeiro single, "Way We Won't". É 100% da melhor carninha Grandaddy, com muitos sintetizadores aditivados e saturada de guitarras distorcidas. Prevê-se um 2017 cheio de potencial!

O vídeo do single conta com a participação do actor Jason Ritter.

Como? Assim.

"How??" é o nome da nova maluqueira sonora e visual dos The Flaming Lips, que vão promovendo "Oczy Mlody", o álbum que só chega a 13 de janeiro de 2017. Assim, de repente, este novo single parece melhor que o anterior "The Castle". Nem que seja pelos sintetizadores bem marados...

A Quimigal novamente em força. - III

Novo single dos The Chemical Brothers!
Chama-se "C-h-e-m-i-c-a-l" e vai animar muitas pistas de dança. Por enquanto ainda não há notícias que venha um novo longa duração, mas vamos estando atentos.

O vídeo é de Adam Smith e Marcus Lyall.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Uma espécie de...

"We Fucked a Flame Into Being", só por si, já é uma grande expressão. E maior ficou quando o seu criador, D. H. Lawrence, a inscreveu na sua obra-prima, "Lady Chatterley's Lover". No mês passado descobrimos que o belga Maarten Devoldere escolheu esta citação para ser o título do seu álbum de estreia a solo, sob o pseudónimo Warhaus. Sendo os bichos curiosos que somos, demos-lhe o benefício da dúvida e fomos ouvir o disco.

Resultado: uma agradável surpresa! Devoldere faz uma linha de Serge Gainsbourg, chuta uma dose de Nick Cave & The Bad Seeds e acaba a fumar um charrito de Leonard Cohen, sempre em amena cavaqueira com Jinte Deprez, a voz marota que nos vai arrastando pelos tomates, ao longo de vielas escuras, decadentes e sujas. Oh, sim, bebé!

Para não acharem que estamos (claramente) a exagerar, aqui fica o single "The Good Lie", cujo vídeo foi realizado por Wouter Bouvijn.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

R.I.P. - X

82 anos.
Foi esse o prazo de expiração de um dos maiores poetas/cantores/artistas dos últimos 100 anos.
Perdemos Leonard Cohen. Já lhe tínhamos agradecido aqui, por tudo aquilo que fez em vida e pela obra que nos deixava. Hoje, enquanto a anunciada escuridão desce sobre nós, recordemos uma sugestão do canadiano para tempos como os que agora vivemos:

When things get really bad, just raise your glass and stamp your feet and do a little jig. That's about all you can do.




quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Medo. Muito medo.

É a canção que melhor representa o estado de espírito do resto do mundo, perante a escolha (birra?) dos norte-americanos nas urnas. Mais uma vez, a estupidez ao serviço da humanidade. É o triunfo do mínimo denominador comum.

Em 1997, Bowie e Reznor disseram-no melhor que ninguém: "I'm Afraid Of Americans".

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Versões - LXI

Esta versão de "Some Guys Have All The Luck", original de Jeff Fortgang, só teve honras de aparecer aqui no estaminé por uma razão: o vídeo. Não gosto assim tanto de Robert Palmer e acho a versão de Rod Stewart superior. Mas quando um vídeo tem uma referência tão directa à obra do artista plástico René Magritte, há que lhe dar tempo de antena.

Porquê? Porque eu sou um desses gajos sortudos.

Cantar a dor. - II

Voltamos à companhia de Nick Cave e dos seus The Bad Seeds para ouvir mais duas músicas do último trabalho trabalho da banda, "Skeleton Tree": "Amber Girl" e "Magneto".

Na realização está Andrew Dominik.




quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Versões - LX

No dia 9 de dezembro vai ser reeditado "Fragments of a Rainy Season", o álbum que registou as actuações ao vivo de John Cale, em 1992. Entre as versões que Cale apresentou, esta fecha o concerto de uma forma magnífica.

Senhoras e senhores, "Hallelujah", de Leonard Cohen, pela voz e piano de John Cale. O vídeo, desnecessariamente pretensioso, é da autoria de Abigail Portner.

Pop drone.

E finalmente temos como single "English Architecture", a nossa música favorita de "Brilliant Sanity", o segundo álbum dos Teleman. Pop perfeita e inteligente. Um dos grandes vícios sonoros de 2016.

O vídeo é de Ed Warren.