sexta-feira, 24 de julho de 2015

Adios!

Dandy Warhols e o tema para começar as férias! Do álbum "The Dandy Warhols Come Down" (1997) e da banda sonora do filme "There's something about Mary", aqui vos deixo este "Everyday Should Be A Holiday"

Há festa? - IV

Continua a haver festa e será da forte, dia 12 de novembro, no Coliseu dos Recreios!

Voltamos a "Girls in Peacetime Want to Dance", último de originais dos Belle & Sebastian, para ouvirmos e vermos o mais recente single, "Perfect Couples", aqui em versão extendida.

O video, realizado por Oscar Sansom, é uma beleza de um plano único. A coreografia é de Sarah Swire e a produção desta curta-metragem é da produtora escocesa The Forest of Black. Vale a pena espreitar os trabalhos que têm feito para uma série de bandas do Reino Unido: Belle & Sebastian, Biffy Clyro, Camera Obscura, Franz Ferdinand, Idlewild, Sons & Daughters, entre outros.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Concordo totalmente.

Se os S.P.O.C.K. (Star Pilot On Channel K) o dizem - "Never Trust a Klingon" - quem sou eu para os desdizer?! Mais uma pérola da synthpop, neste caso já do início dos 90 apesar desta banda sueca já estar no meio desde meados de 80.

Live long and prosper!

One Hit Wonder III

O arranque da synthpop no final dos anos 70 e início dos 80 trouxe-nos muitas bandas novas, entusiasmadas por fazerem música de uma maneira diferente, muitas das vezes com elementos que não sabiam tocar decentemente um qualquer instrumento clássico. A electrónica pegou fortemente no Reino Unido mas rapidamente extravasou para o resto da Europa, com epifenómenos em países mais periféricos como Portugal.

Não tão comum foram projectos da Austrália, ainda que existam exemplos como estes Real Life, que tiveram neste "Send me an Angel", do álbum "Heartland" de 1983, o seu maior êxito

A banda continuou a lançar álbuns ao longo dos anos 80 e 90 mas nunca conseguiu regressar aos tops. Quem sabe não aparecem por aí num daqueles festivais nostálgicos dos anos 80, como o que se realiza em Cascais.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Problemas de auto-estima. - II

Por falar em gente com problemas e afins, nunca é tarde para recordar este "Coming Down" das Dum Dum Girls, single do álbum "Only in Dreams", de 2011.

Fiquem com a Sra. Dee Dee Penny e as suas muchachas.



Lembrar também que este single foi sucedido da grande pérola sonora que é "Lord Knows" e que já rodou aqui.

Problemas de auto-estima.

O músico norte-americano Kurt Vile tem novo álbum, que se chama "b'lieve i'm goin down".
Estamos no território da América equivocada da cabeça e com um desalento evidente.
Mas não deixa de ser rock n'roll com alma, como podem atestar no single "Pretty Pimpin".

O video é de Daniel Henry.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

O futuro também se faz do passado. - II

Pegando na última frase do meu companheiro de route, Dj Bruto, não podia deixar de meter a minha foice em posta alheia e recordar outro grande momento musical da década de 1960, "Crying", single do álbum homónimo de 1961 do deus Roy Orbison. Chegou ao número dois do top de discos dos EUA nesse ano e é uma das canções assinatura da capacidade vocal de Orbison.

Aqui, ao vivo na televisão norte-americana, em 1964.

O futuro também se faz do passado.

Depois de ver o artístico clip do mais recente trabalho da Peaches publicado pelo camarada Ruto, façamos marcha atrás e regressemos a uma altura em que a música tinha como destaque essencial uma coisa: a música. Nada contra a Peaches e luzes analíticas. Estamos apenas a falar de dois momentos muito distintos, com cerca de 50 anos de diferença entre eles. Sim, este "She's Not There" dos britânicos The Zombies foi o single de estreia desta banda em 1964, lançado através da saudosa Decca Records.

Soa datado? Sim, mas é por isso que deixa de ser bom?

Versões - LI

É verdade e confirma-se.
"Friday I'm In Love". E em todos os outros dias da semana.

Coisas pirosas à parte, fiquem com a cover dos Yo La Tengo para esse clássico dos Cure.
Esta versão vem a propósito do álbum comemorativo do trigésimo aniversário dos Yo La Tengo e que se vai chamar "Stuff Like That There". Sairá no final de agosto e conta com originais, versões de outros artistas e versões de originais da própria banda.

O video-apocalipse é de Jason Woliner.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Eu cá gostei!!

Rabinhos do mundo, celebrai a vossa beleza e luz, com este maravilhoso "Light in Places", single que marca o regresso da Sra. Peaches ao mundo discográfico. O disco novo chama-se "Rub" e vai ser editado a 25 de setembro.

O video que alegra qualquer traseiro foi realizado pela própria Peaches e conta com a performance "luminosa" da artista Empress Stah.

E com o verso "So much beauty coming out of my ass" o meu dia já está ganho...

Do caribe para o resto do mundo.

Os Arcade Fire vão lançar em breve um documentário/concerto que dará pelo nome de "THE REFLEKTOR TAPES", realizado por Kahlil Joseph.

O trailer deste filme funciona também como promoção para o single "Porno", do seu mais recente álbum "Reflektor". O video tem piada pelos últimos minutos, em que faz o salto da experiência da banda nas Caraíbas para os concertos de grande escala.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Parece mas não é.

À primeira audição parece uma música perdida de uma qualquer banda do French Touch do início da década de 2000. Mas não, o autor é britânico, dá pelo nome de Matt Gresham (aka Logistics) e este "Raygun" é do álbum de 2009 "Crash Bang Wallop"

Musiquinha dançável e que não ofende ninguém, perfeitamente encaixável num conceito como o do "Super Discount". Boas recordações!

Corredores de fundo

Formada em 1983, com quase três dezenas de álbuns editados (entre coisas de estúdio e concertos) e um número enorme de colaboradores, dos quais o único ponto de ligação é Ed Wynne, o fundador, os Ozric Tentacles são um teste à longevidade e criatividade, máximo exemplo da corrente psychedelic rock britânica.

Banda instrumental, com o pé afundado no psicadelismo e com as mais variadas influências, seja electrónica, dub ou world music, os Ozric produzem grandes espectáculos ao vivo e são presenças frequentes em grandes festivais, como o de Glastonbury.

Do álbum de 1997 "Curious Corn", fiquem com este "Meander".

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ânsias. - II

Grande notícia do dia!
Dan Bejar, o músico canadiano também conhecido como Destroyer, vai lançar o seu décimo primeiro álbum de originais a 28 de agosto. O disco vai chamar-se "Poison Season" e a julgar pela primeira amostra, o single "Girl In a Sling", é de primeira apanha. Pode não ser tão dançante como o magnífico albúm anterior "Kapputt", mas está lá a qualidade toda.

Queremos! Queremos!

terça-feira, 7 de julho de 2015

A vida nos eixos.

Falámos deste "Chrissybaby Forever" na posta anterior.
É daqueles álbuns bem conseguidos e que nos acompanha maravilhosamente bem numa viagem de estrada.
Para a despedida e para o caminho de casa, Christopher Owens com o single "To Take Care Of Myself Again". O video é também da sua autoria.

Pelas ondas da rádio - XII

Após um tempo afastados das ondas hertzianas, voltamos a sintonizar a KEXP, com duas bandas ao vivo: os canadianos Purity Ring e o norte-americano Christopher Owens.
Dos primeiros vamos ouvir "Bodyache", do seu segundo álbum de originais "Another Eternity".
De Owens, escutamos "Me Oh My", do seu mais recente "Chrissybaby Forever". Havemos de voltar a este álbum, que é bem bom.



Warp Speed - VI

Canção construída a partir de um sample de "Watch Out for the Riders", de D. J. Rogers, este "Scud Books" é um dos singles do recém editado "Lantern", de Hudson Mohawke, mais um dos protegés da prestigiada Warp Records.

Mistura de estilos muito bem executada e das melhores coisas que têm saído da Escócia, nos últimos anos, em termos de música mais dançável.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Vestido a rigor.

À primeira vista parece ser a Tracey Horn num dia mau. Mas, assim que abre a boca, percebemos que estamos em território novo e que quem vê caras, não vê gargantas. Chama-se Ezra Furman, é norte-americano e com a sua banda, os Ezra Furman and the Harpoons, editaram três álbuns de 2006 a 2011. Lança agora o seu terceiro álbum a solo, "Perpetual Motion People". É rock n'roll de vestido, pérolas e baton. Haverá quem torça o nariz, mas se serviu para carradas de bandas durante o glam-rock e para o Kurt Cobain acentuar o seu look de messias da juventude em plena loucura grunge, quem somos nós para apontar o dedo a este tipo?

É espreitar o single "Restless Year" no seu video oficial e ao vivo no Later... with Jools Holland, para perceberem que o tipo tem pinta, talento e um sentido de humor daqueles ao cantar: "(...) Death is my former employer (...)".



Revisitar a discoteca.

"Je vive la danse, en une magnifique, je rêve une genre, dans le discothèque"

Frase que dirá bastante a alguns poucos belgas e holandeses que se lembrarão deste sucesso de meados da década passada do Sr. Stefaan Vandenberghe, aka Dr. Lektroluv.

Também conhecido pelo Máscara da música electrónica belga, por se apresentar em palco com uma máscara verde e por utilizar um telefone em substituição dos clássicos fones de ouvidos, é um dos nomes mais requisitados para aquelas festarolas tipo Sensation White ou Dance Valley. Este "Discothèque" é a revisitação que ele fez ao seu sucesso de 2003, "Emolotion". Ainda que prefira o original deixo-vos com a nova versão.

Químicos belgas.

Os Shameboy são uma dupla belga cujos membros de quando em vez lá se lembram de deixar os seus outros projectos e editam uns singles sob esta designação. Na minha opinião têm algo de Chemical Brothers, na linha da música electrónica que se faz e vai fazendo pelos Benelux.

Calados desde 2010, vamos a ver se ainda têm fôlego para nova colaboração.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Partir isto tudo.

Ora aqui está uma bela ideia para certos e determinados dias laborais.

Os norte-americanos White Reaper no seu álbum de estreia "White Reaper Does It Again".
O single chama-se "Last 4th of July".

20 anos.

É muito tempo e dá para fazer uma carreira notável, como é o caso dos Mogwai.
Para celebrar o seu vigésimo aniversário, os escoceses vão editar no dia 9 de outubro, uma caixa de três LPs e seis cds, que se chamará "Central Belters", com os pontos altos da sua carreira.
Entre eles não poderia faltar esta pérola, "Helicon 1", de 1997.

O video é de Craig Murray, com imagens que me trazem belas recordações do Japão.

Visão perfeita.

"20/20" é o mais recente single que os The Vaccines põem cá fora.
O álbum chama-se "English Graffiti" e já roda por aqui há uns meses. Não é tão bom como os anteriores, mas continua a ser divertido. Tal como os videos que têm sido apresentados.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Novidades telegráficas. - XIII

Voltamos a "Strangers To Ourselves", o último de originais dos Modest Mouse, para mostrar duas das melhores canções desse álbum. Primeiro, o novo single "The Ground Walks, with Time in a Box" e depois, ao vivo no Jimmy Kimmel Live, a magnífica "Wicked Campaign", com a pujança das três baterias.



Versões - L

Anda a rodar na discoteca cá do burgo um tipo com uma bigodaça valente que, desde da década de 1960 até ao seu falecimento em 2007, presenteou o pop e a country com momentos únicos. Chamava-se Lee Hazlewood e ficou conhecido, entre outras coisas, pelas suas colaborações com Nancy Sinatra (foi Lee que escreveu o hit "These Boots Are Made for Walkin" para ela), com o guitarrista Duane Eddy e Deana Martin (filha de Dean Martin).

Lembrei-me então de trazer uma abordagem moderna de um dos maiores êxitos do Sr. Hazlewood com a Sra. Sinatra. Estávamos em 1967 e "Some Velvet Morning" era a imagem dos devaneios dos 60s e do flower power. De um lado Nancy Sinatra cantava sobre flores, do outro Lee queria "abrir-lhe" o portão...

Avançamos para 2002 com os Primal Scream a convidarem Kate Moss para recriar esta bela badalhoquice. Bobby Gillespie é mais discreto no seu papel do macho Hazlewood, mas a trinca-espinhas Moss vende sensualidade como gente grande. E até se safa a cantar, não estragando o legado de Nancy Sinatra. É ver e ouvir!



Para quem não conhece o original pode espreitá-lo aqui.

Novidades telegráficas. - XII

Os norte-americanos Beach House estão de regresso. O álbum chama-se "Depression Cherry" e vai sair lá para agosto. A primeira amostra, ainda sem video, chama-se "Sparks" e tresanda a Slowdive.
Venha o álbum e o concerto, dia 23 de novembro no Armazém F, que já cá cantam os bilhetes!