segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Mais Zoot nisso.

Tem de ser. Têm de levar mais um pouco com os Zoot Woman. Já perdi a esperança de os ver ao vivo ou mesmo que um novo álbum veja a luz do dia. Resta recordar as maravilhas de pop e eletrónica que eles criaram ao longo de três Long Play.

Brinquedos para crescidos.

De origem inglesa, os putos TOY brincam ao rock alternativo da década de 70, especialmente daquele feito de motorik alemão, essência do Krautrock. Apadrinhados pelos respeitáveis The Horrors, os TOY lançaram no ano passado o seu álbum homónimo de estreia. Gaiatos de bom gosto musical, mas com gosto duvidoso na escolha de guarda-roupa (ah, malvados 70's), trouxeram hoje, até ao nosso parque infantil, uma melodia doce, longe dos ritmos maquinais do restante álbum.
Ora partilhem lá este brinquedo com a(o) vossa(o) mais-que-tudo!

Arquétipo.

Desculpem, mas é mesmo impossível fazer Drum'n'Bass melhor do que este. Aliás, todo o álbum é fantástico. Electro Glide in Blue, de 1997.

Pastrami sem Disco.

De Itália não vêm só coisas manhosas de Disco, Zucchero's, Ramazzotti's ou Pausini's. Há lugar para o bom e para o mau. Ainda que pouco conhecidos e com parca discografia lançada, os Gay Cat Park idealizaram boas músicas no início dos anos 80, aproveitando a corrente synth-eletrónica que alastrava pela Europa. I'm a Vocoder, para recordar.

Uma rapidinha.

Não gosto muito de rapidinhas; não vão ao fundo da coisa, se me percebem. Mas agora tem mesmo de ser. O tempo é escasso, muito escasso. The Presets - Youth in Trouble.

Um bom dia para isto.

Hoje teria sido um bom dia para ficar em casa a fazer isto.
Bem, todos os outros dias também são bons para isto.
Mas hoje... 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Das despedidas.

Dizer o adeus ao local de muitas e boas memórias.
Mas sobretudo dizer que fizemos amigos e que esses seguem em romaria connosco, para onde lhes dissermos é aquela a nova morada do riso e do álcool.

Até daqui a pouco e até sempre, Infusão.

Não gostas? Então vai levar no... - I

Iniciamos hoje uma nova rubrica no vosso blog favorito, a propósito da posta matinal da doação de corações.
Vamos apresentar músicas e bandas que, apesar de todo o disparate verborréico que lhes possa ser dirigido, nós (Dj's altamente reputadíssimos) amamos e damos o nosso coração incondicionalmente.
E voltando à referida posta matinal, aqui ficam os inspiradores The Fab Four!
Quem não gostar, vá ler como é que a pipoca ficou com ela mais doce apesar do adiantado estado da DST.

Para uma manhã cinzenta.

Um belo videoclip a preto e branco, com um slow motion elegante e determinante do pormenor.
Johnathan Rice a homenagear os Fab Four, com o single "My Heart Belongs To You", avanço para o novíssimo "Good Graces".
Se não sabem a quem entregar o vosso músculo favorito, deixem-no no talho.
Sorriam e tenham um bom dia.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

The hills are alive with the sound of...

Para puxarmos por esta tarde, o trio australiano favorito deste vosso DJ, no seu álbum de estreia, "Dystopia", com este "Into The Galaxy", cheio de tiques à la 70's.
Vroom, vroommm...

Som. 1. 2. 3. Som.

Há bandas assim.
Lançam um grande álbum de estreia, com músicas talhadas para serem singles intemporais, depois acabam, desaparecem, sem se perceber bem porquê.
Os Sound Team são um exemplo que poucos devem conhecer, que passaram ao lado de uma grande carreira nos circuitos mais comerciais, mas que criaram pérolas rock que não devem ser esquecidas.
Hoje, por aqui, vamos recordá-los com uma dessas pérolas.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cinzento chic.

Para dias como hoje, pantone cool gray 5.
Um cinza elegante, bonito, melancólico.
Ou um senhor sueco com voz de crooner, a destilar influências de Trip-Hop e Lounge music.

Cultos para todos os gostos

Banda revelação do Primavera Sound 2011, em Barcelona, os Cults surpreenderam com o seu álbum de estreia homónimo. Rodou até à exaustão na discoteca do je.
Regressam com um novo disco, "Static", já no próximo mês. A expectativa está alta. Os primeiros avanços mostram-os virados para um rock mais psicadélico, menos imediato. O que não é mau. Mas aguardemos pelo bicho completo para prestarmos a devida adoração a este simpático culto.
Para já, recordamos os Cults no genial video de "Go Outside" e depois seguimos com o primeiro avanço para "Static", "High Road".



terça-feira, 24 de setembro de 2013

De volta aos batuques.

Roni Size no seu auge, com uma música que marca um período antes e depois no D&B.

Pérolas da Mute - III

Voltamos ao St. Nick e às suas sementes estragadas. 
Um clássico da sua discografia, para aterrorizar as criancinhas que dormem a sesta.
"The sandman is murder!!!"


Versões IX

Da gente desaparecida, de quem temos muitas saudades, recordamos esta versão do "nosso" arquiduque.

Mish mash, kloing zoing, wink wink!

A arte de tocar bem, misturar ainda melhor e saber fazer isso tudo com breves olhares aos colegas de banda. O nosso arquiduque favorito a dar "show de bola"...
Tenham um bom dia.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A palavra a quem faz dela uma bandeira.

Hoje é só coisas novas.
Boas. Fresquinhas. Bem compostas.
O mau humor dissipa-se com o avançar do dia.
A perspectiva de voltar ao que é verdadeiramente essencial também ajuda.

Zoot com isso.

Para animar a tarde, os meus queridos Zoot ao vivo.

Os outros que falem por nós.

Hoje entregamos as palavras a quem as trata melhor.


Olhar mau.

É o que hoje levam quem me vier visitar.
Isso e tendências homicidas.
Sossegaditos, sff.

Corta pulsos.

Estas segundas estão cada vez mais difíceis. Vá lá que só me faltam 57 anos para a reforma. Até lá cortemos os pulsos juntos ao som do menino Patrick Wolf, aqui samplando o clássico Golden Brown dos The Stranglers.

Hum...

Evitemos grandes conversas hoje.
Foram-se. Kaputt. Boom. 
Até para o ano.
...
Fiquemos com as novidades que para aí andam.

domingo, 22 de setembro de 2013

BPitch Control

Ellen Allien. Não sei porquê mas estou sempre a esquecer-me desta senhora e das músicas de qualidade que ela cria ou ajuda a criar através do seu trabalho como produtora. Mas vá lá que de dois em dois anos - mais coisa menos coisa - me lembro da moçoila e lá vou ver o que ela anda a fazer. E anda a fazer muito e bem, como o comprova uma visita à página da sua editora, a BPitch Control, que edita outros bons nomes da cena dançável germânica como Apparat ou Paul Kalkbrenner. Uma senhora a relembrar mais vezes.



Bem-vindo Outono

O primeiro dia do Outono não significa necessariamente que já tenhamos ultrapassado o último dia bom do ano. Mas para esta semana já se prevê chuva, as criancinhas voltaram à escola e o trânsito/estacionamento voltou a ser caótico. E ficam saudades do Verão, que este ano foi particularmente generoso com este vosso DJ.


terça-feira, 17 de setembro de 2013

I'm not here. É apenas um reflexo.

Façam de conta que isto é uma alucinação (das saudáveis, sff), que eu não estou aqui e que os Arcade Fire se deixaram contaminar pela produção de James Murphy. Pode ser um reflexo dos tempos, mas é um bom sinal do que para aí vem.
Até breve.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Mais uma música trucidada.

Sim, mais uma beldade trucidada, no caso por uns gajos balofos mascarados de baratas. Valha-nos o excelente original dos Violent Femmes, acompanhado por um magnífico vídeo.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

God Is An Astronaut and so am I

É sempre bom poder contar com as sugestões dos amigos e ficar a conhecer coisas novas - ou não tão novas assim - e interessantes. É o caso do álbum de 2013 dos God Is An Astronaut.

http://rocketgirl-godisanastronaut.bandcamp.com/album/origins

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Old Skool House.

Clássico house do canadiano Nick Fiorucci (mentor da pequena mas conceituada Hi-Bias Records), sob o nome Landlord.

Videos que ficam - V

Fantástica música de Mr. Scruff, na verdade o nome artístico de Andy Carthy, um estudante de arte da área de Manchester. Os bonecos com aparência de batata são já imagem de marca de Mr. Scruff. Os desenhos são efetivamente elaborados por ele e são também a imagem da sua marca de chá, a Make us a Brew (fair trade).

Associado desde longa data à Ninja Tune, a carreira de Mr. Scruff tem tido altos e baixos. Mas o vídeo e a música deste "Get a Move On" são certamente um alto indelével.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Versões VIII

Composta por Gene Clark e Roger McGuinn dos The Byrds, esta canção não fez parte do primeiro álbum da banda - Mr. Tambourine Man - apesar da sua gravação estar há muito concluída. É com base nesse rascunho que os The Turtles gravam a primeira versão bem sucedida da canção, em 1969.

Existem diversas versões desta música, cantadas por grupos como Salt-n-Pepa ou Kanye West. Mas é a dos Lightning Seeds a que mais aprecio.


Rave party for all.

Os 808 State são um dos grupos de charneira da cena rave inglesa do final dos anos 80 e início dos anos 90. Formados em Manchester, cedo o som dos 808 se espalhou a outras paragens britânicas e ao resto do continente.

"In yer face", uma sátira política anti-americana, foi um dos pontos altos do álbum Ex:El, de 1991. Para ouvir e ouvir e ouvir.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Que biolência!!!

Mais uma dos portugas Ninja Kore, no caso em remistura de uma loucura sónica dos techno terroristas The Prodigy.

Mais grunhidos. Pode ser em alemão?

Já fui a 3 concertos dos Rammstein e de certeza que iria a mais três se pudesse. Para além da música, cada concerto é um espectáculo fantástico de luzes, cores e fogo, muito fogo. Até as letras em alemão ajudam a fomentar a experiência extrema que é ver os Rammstein ao vivo.

Mein Teil foi um dos singles do álbum Reise Reise, de 2004. Feito na sequência do grande sucesso que foi o LP Mutter, a única crítica que se poderá fazer ao álbum é ter poucas alterações a este último, ainda que a produção seja mais limpa. Reise Reise não terá aumentado significativamente a base de fãs dos Rammstein mas por certo não deixou de agradar aos incondicionais.

Patrão fora...

Música pesada na loja.

Samael, da Suiça com pouco amor.

Boa semana!

Mais uma semana. E uma semana bem difícil, com a alimentação do Duotron a depender apenas das minhas papas cerelac. Comecemos com os Magic Wands, uma dupla Indie norte-americana com influências de Blondie e uns acrescentos de sintetizadores e drum machines.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Shiiuuu... Bye Bye!

Chegámos ao fim de mais uma emissão da RutoFM.
Vamos partir naquele avião que esperemos não venha a cair.
Clemente. Um poeta inesquecível.
Tal como as nossas músicas.
RutoFM.

Tema do croquete do adeus.

Deixe-se ficar com a RutoFM.
Oceano Atlântico.
Mar das Caraíbas.
Cubanos a nadar.
Sempre grandes músicas inesquecíveis.

Gente animada com a nossa partida!

Onde a fantasia não rima com pia.
RutoFM, só músicas inesquecíveis para não se esquecerem de nós.

Balada para a despedida.

RutoFm, onde as pedras da calçada já choram pela nossa partida.
Sempre com músicas inesquecíveis.

Boa viagem.

E boa sorte com as tempestades.

Halo and goodbye!!

Começar o dia em modo "estamos aqui, estamos lá".
Em vésperas de partir, Dj Ruto presenteia os fiéis só com músicas inesquecíveis.
Aqui, na RutoFM.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Mamma mia!

Quando grandes músicas encontram videos que não nos deixam indiferentes, isso é garantidamente objecto de levar com o selo de qualidade do Dj Ruto.
Regressamos ao nosso duo dourado favorito para ver até onde vai uma progenitora tresloucada...

Coisas em permanente expansão.

Lanço para as feras, assim como quem atira um bife da vazia aos cães, a melhor música do novo álbum do nosso arquiduque favorito, "Right Thoughts, Right Words, Right Action". A faixa chama-se "The Universe Expanded". É uma música estranha ao universo dos Franz Ferdinand, mas como o próprio nome indica, o universo musical deles poderá estar em expansão e resultar daí alguma mutação ao som típico dos ingleses.
E este vosso conceituado Dj gosta dela e muito.
Até porque é um "sucker" por coisas bem escritas.
E esta é uma delas.

E eu sei de uma certa e determinada senhora gaja que ainda vai gostar mais.

Toca a expandir os vossos horizontes auditivos.


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Sim, clássicos e sérios é o que sempre seremos!

Ahhh, Wendy Carlos, que delícia!

Tu não me desafies, DJ Ruto! Toma lá esta letra dos Kinks, que aqui fazem jus ao nome e atitude. Confesso que não gosto da música mas já que estamos no tema...

E agora, para algo sério e clássico.

Já chega!
Esta bandalheira acaba aqui e agora!
Chega de paneleiragem e gente pintada aos pulinhos!
Acabou-se os barulhinhos, as guitarradas e os batuques.
Vamos lá pôr música séria, tocada por gente decente.
Bach!
Composições clássicas, ao piano (sintetizador moog), por esse grande intérprete Walter Carlos (mais conhecido por Wendy Carlos).


Anda cá bichano, bichano.

Por favor, mudemos de tema. Esse assunto já me cansa.

Ouçamos antes uma música séria, cantada por uma senhora com uma grande voz.

Casa das doidas.

Ai é New Romantics?
Gente de maquilhagem e roupas esquisitas?
No auge??
BICHICE!!!

Então toma lá Sodoma e Gomorra em versão House, no revisionismo e o escapismo do armário, pelos Hercules And Love Affair.
Get down!

O auge dos New Romantics

Os ABC representaram o apogeu dos chamados New Romantics. O seu álbum de estreia, The Lexicon of Love, produzido pelo vocalista dos Buggles, Trevor Horn, atingiu grande sucesso na Europa e também nos States, neste último caso em função da rodagem constante dos singles "The Look of Love" e "Poison Arrow" na MTV. Melodias pop, letras românticas, poses e vozes afetadas e mesmo teatrais, acompanhadas por sons de sintetizador, batidas proeminentes e a utilização de instrumentos menos convencionais como harmónicas, liras ou trompetes, levaram os ABC ao topo das listas de vendas britânicas. Infelizmente, muita da equipa que ajudou a produzir o álbum debandou para os The Art of Noise, pelo que os álbuns que se seguiram foram menos coerentes e redundaram na separação dos membros da banda.

Videos que ficam - IV

Ah, e tal, era só tirar umas coisas cá para fora e ficávamos por aqui, era?
Não! Estava-se mesmo a ver que isto ia dar numa sauna ordinareca.
Agora levam com esta obra de montagem que é para vos ficar a moer na memória!

Tudo cá para fora!

Já que estamos numa de debandada geral do armário, avancemos com as nossas camionistas favoritas.
Se é para dançar, chamemos a(o) Sr(a). JD Samson e a sua brigada das pelosidades!



Mais uma que não podia faltar.

Continuando com questões mykonianas e homofobóticas, nada melhor que este clássico dos Dead or Alive do Pete Burns.

Podíamos estar horas a falar das mutações corporais do rapazito - ou rapazita, não sei - ou das querelas que sempre existiram entre ele e o Boy George, mas os Dead or Alive são basicamente este hit, marca indelével de uma das correntes eletrónicas dos anos 80. Dois álbuns de sucesso e o habitual desvanecimento nos anos 90 (excepção feita ao Japão, onde o grupo continuou a actuar para grandes audiências até ao ocaso do passado século) foram o seu legado.

Para dançar muito, sem vergonhas.

De pequenino se confunde o pepino.

Novo single de Goldfrapp, "Annabel", para o mais recente "Tales of Us". E sim, o álbum é todo nesta toada. Bonito, ligeiro e campestre. Infelizmente não é um regresso à montanha, é mais um passeio pela colina.
Quanto ao video, dedico a todos os meus amigos "homofobóticos" que por aí andam, a espalhar encanto por essas praias...

terça-feira, 3 de setembro de 2013

De quando em vez todos precisamos de um pouco de Novocaine for the soul

Não é propriamente uma banda que aconselhe a pessoas que atravessem estados depressivos, visto que as letras abordam sistematicamente temas sobre a morte, mas as fantásticas melodias pop dos Eels, do senhor Mark Everett, recomendam certamente uma audição, em especial as dos álbuns "Beautiful Freak", donde saiu esta Novocaine for the soul, "Electro-shock blues" e "End times". Se necessário abstraiam-se das letras, mas dêem uma hipótese aos arpejos do E.

O clássico.

Falar de Grant Lee Phillips e não passar o "Fuzzy" é como falar de Beck e não passar o "Loser".
Hinos da geração dos 90's, do desprendimento da realidade, da rebeldia pela apatia, da glorificação do vencido, são peças únicas e especiais. Valem muito para quem cresceu a ouvi-las, valem o que valem para quem as descobriu recentemente ou ouve música como ruído de fundo.

Bora lá!

A propósito de andarmos a descobrir os encantos dos Man Man, houve umas quantas faixas que me lembraram outra banda norte-americana, cujo mentor é um dos "cantautores" mais talentosos e subvalorizados das últimas duas décadas: Grant Lee Phillips. Deu-se a conhecer com os seus Grant Lee Buffallo, na década de 1990, e aproveitou a boleia do grunge para se lançar às feras. Mas rapidamente o seu lado melódico e intimista levou a melhor sobre a moda de Seattle. Desfez e refez os seus Buffalo, mas hoje é a solo, com uns pózinhos de Bolan e Lennon, que o vamos deixar animar os nossos espíritos.


Mykonos

A minha recente passagem por esta bonita ilha grega recordou-me este clássico dos Electric Six...

Quem sabe, não esquece. E quem sabe muito...

Os reis do indie estão de volta. Novo single, nova grande música. O trabalho novo chama-se "EP-1" e traz quatro músicas novas. Vamos lá tratar de arranjar o bicho!
Por aqui salivamos tanto pelo concerto no Coliseu...



Títulos que não lembra a ninguém.

Um dos exemplos clássicos de títulos que não coincidem com nenhuma parte da letra da música é o "Smells like teen spirit" dos Nirvana que, curiosamente, tem uma passagem que dá nome ao álbum. No caso deste vídeo, a música é de uma banda Indie Rock de Bellingham (EUA), os Death Cab for Cutie, que actuaram no Primavera Sound do ano passado. Com muito engenho lá conseguiram criar o seguinte verso do qual foi retirado o título da música:

Cause at night the sun in retreat,
Made the skyline look like crooked teeth,
In the mouth of a man who was devouring, us both

Não é Cesário Verde mas também não está mal. Sempre é preferível a títulos como "Eu levo no pacote" ou "A placona".

Clássico instantâneo.

Ontem falamos aqui deles. Os Man Man vão lançar álbum novo e promovem-no com esta pérola.
Ora tenham um bom dia!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O melhor do mundo.

Descoberta recente deste vosso estimado DJ, os Man Man são um projecto norte-americano, mais precisamente de Philadelphia, cidade e não queijo, que revelam potencial para serem alvo das minhas preciosas atenções. Têm álbum novo a estrear, de nome "On Oni Pond", mas para já damos a conhecer os Man Man aqui no burgo, com o single "Piranhas Club", do álbum de 2011, "Life Fantastic".
Meninos e meninas, o Canal Disney em esteróides!

Versões - VII

É difícil não gostar desta dupla. Electrónica da boa, gaja gira, boa voz, bom gosto.
Têm andado por aqui a tocar e repetem insistentemente a sua música nos meus auscultadores, durante os passeios diários. E depois têm um jeito natural para dar um toque pessoal à obra de outros.
Ora vejam lá se não tenho razão.

O regresso.

I don't want to get over... the vacations. Mas sim, já foram, pelo que há que retomar a labuta.

Já aqui falado pelo grande Dj Ruto a propósito dos Future Bible Heroes, o senhor Stephin Merritt tem tanto de bom músico como de feitio, digamos, susceptível. Mas aqui no Duotron o que nos interessa é a qualidade musical, pelo que o regresso se faz ao som duma das 69 Love Songs, um dos grandes álbuns de 1999.

Para começar.

Quem anda à chuva...

A Sra. Anna Calvi regressa com "One Breath", e lança este "Eliza" como single de avanço do novo disco. Parece-me mais do mesmo. O que não é mau. Veremos como se porta ao vivo.

domingo, 1 de setembro de 2013

Ouro sobre azul.

Voltamos aos Golden Filter.
Está tudo como previsto cores douradas sobre um céu azul.
Final de tarde perfeito. Pena que amanhã trabalha-se...