terça-feira, 1 de outubro de 2013

Educação musical - II

Vá, sossegados e calados, que temos uma aula para dar e pouco tempo para cantar.
Ontem falámos dos TOY e como eles eram influenciados pelo Krautrock e pela sua batida maquinal, o motorik. 
Pois bem, então vamos lá descortinar que maradices são estas que os alemães andaram a fazer no final da década de 60 e durante a de 70. Fartos das influências pop/rock anglo-americanas e das invasões "beatlescas", "rollinguestonescas" e derivados norte-americanos, grupos de jovens alemães, grande parte deles com formações académicas e musicais, dedicaram-se à criação de novos sons, assentes em estruturas rítmicas repetitivas, geralmente batidas em tempo 4/4 (o tal motorik). Tomava-se alguma influência do rock progressivo, privilegiava-se o instrumental, o divagar entre apontamentos de improvisação, ruídos, melodias repetitivas, sempre com a tal batida a marcar o ritmo. E com o surgimento do sintetizador, os horizontes criativos de bandas como Tangerine Dream, Faust, Neu!, Can, Kluster, Kraftwerk e mais umas quantas que havemos de aqui falar, foram esticados a novos limites, desbravando fronteiras que até à altura estavam relativamente consignadas ao universo da música experimental.
Fiquemos com os Neu! a mostrar como se faz uma bela trip, com o clássico "Hallogallo":




A década de 90 assistiu ao ressurgir do interesse pelo Krautrock com uma série de bandas a homenagearem e a assumirem o seu gosto pelo salsicha ácida alemã. High Llamas, Mouse on Mars, Tortoise e os Stereolab, que nos trazem este belíssimo "Les Yper Sound" ao vivo no "Later with Jools Holland":



Ah, como é lindo o som dos Moog, dos Roland, dos Korg...

Bem, encerremos esta breve aula com o panorama actual.
A década de 10 do presente século, como não seria de estranhar, é feita de mais revivalismos e cópias e fotocópias e vira o disco e toca o mesmo.
E o Krautrock voltou a estar na berra, graças a bandas como os The Horrors e os seus protegidos, que ontem tiveram honras de destaque, os TOY. Escutem, dissequem e escamoteiem as diferenças entre avós, pais e netos deste género musical.





Hoje não levam trabalho para casa.
Mas estudem bem este tema.
Pode sair no teste.

Sem comentários:

Enviar um comentário